
Na Tarde/Noite do dia 3 de Maio de 2025, a Augusta e Respeitável Loja Simbólica (ARLS) 20 de Agosto N° 4733, no Oriente de Santarém/PA, realizou uma memorável Sessão Magna de Iniciação, presidida pelo Venerável Mestre Eidson Rabelo dos Reis. O evento marcou a entrada de sete novos irmãos na Ordem: Elison Monteiro da Silva, Erik da Cunha Parente, Guilherme Moita Aguiar, Marcos Frank Araújo Munhoz, Messias Carlos de Carvalho Dantas, Ramon Lima Veloso e Rodolfo Geraldo da Silva Baumgratz, que agora se tornam parte da construção desse templo de virtudes.
A cerimônia, contou com a presença ilustre do Eminente Irmão Luiz Schwirck, Grão-Mestre do GOB-PA, dos Poderosos Irmãos Luciano Queiroz, Secretário de Educação e Cultura e Josiel de Sousa, Secretário Adjunto de Administração e Patrimônio, além da presença do Venerável de Honra da Loja 20 de agosto e atual Deputado Estadual da loja Esperança do Tapajós N°2718 o Venerável Irmão Carlos Divino, os Veneráveis Mestres Alan Costa da Loja Acácia do Amazonas N° 2567 e Fernando Pomin da Loja Esperança do Tapajos N°2718, ambos acompanhados por uma destacada comitiva. Tivemos também a presença de vários irmãos da loja Firmeza e Harmonia Santarena N°17- Grande loja do Estado do Pará (GLEPA) e da loja General Adalberto Coelho da Silva do Oriente de Juruti. A presença das lojas fortaleceu ainda mais os laços de fraternidade e união entre os irmãos.
A loja 20 de agosto é uma Loja que ainda fará 3 anos em junho, mas já mostra a força que será para a maçonaria no Oeste do Pará, mas tudo isso só é possível porque há 3 anos irmãos das lojas Acacia do Amazonas e Esperança do Tapajós acreditaram no projeto em fundar uma nova loja no Oriente de Santarém, na organização e maestria do Amado irmão Carlos Divino, que foi o primeiro Venerável desta oficina e passando o 1º malhete para o atual venerável Eidson Rabelo que está dando continuidade ao projeto dessa loja formada por amor entre os irmãos.
Após a cerimônia de iniciação, os irmãos, familiares e convidados foram recepcionados em um caloroso ágape no Salão de banquetes anexo a loja. Organizado com esmero pelos irmãos do quadro, o encontro simbolizou a alegria de dar as boas-vindas aos novos aprendizes e consolidou o espírito fraternal que move a Maçonaria Paraense.
A Maçonaria no Pará continua a crescer de forma constante, inspirando seus membros a praticar a sabedoria, a força e a perseverança como alicerces para a harmonia e o progresso da Ordem. Este momento inesquecível reforça a missão de cultivar valores eternos e edificar um legado de luz para as futuras gerações.