
O SISTEMA JAMES ANDERSON - A Casa da Maçonaria Inglesa do Pará
surgiu de um pensamento em criar uma Maçônica seguindo a Linhagem Inglesa, formada por irmãos dedicados em estudar e executar a ritualística com perfeição, seguindo os preceitos do Ritual de Emulação.
Temos por finalidade levar a filosofia, a educação e cultura maçônica a todos os homens, fazendo renascer em cada um os reais e sublimes valores, incentivando seus membros ao verdadeiro princípio da virtude, constituindo-se assim, como uma instituição essencialmente filosófica e solidária entre seus membros.
Hoje, o Sistema é composto pela sua:
- Aug. Resp. Loj. Simb. - James Anderson 4775_GOB;
- Loja de Mestres Maçons da Marca - James Anderson 08_GLMMMB;
- Loja de Nautas Arca Real - James Anderson 08_GLMMMB;
- Capítulo Sagrado Arco Real de Jerusalém - James Anderson 136_SGCMSARB/GOB
- Preceptório e Priorado - James Anderson 87_GPB;
- e pelo seu FUNDO DE CARIDADE.
James Anderson era um pastor presbiteriano nascido na Escócia em 1679 e depois radicado em Londres, se tornou famoso por seus sermões.
Com a fundação da Grande Loja da Inglaterra em 1717 e, com a união de 04 Lojas, a Maçonaria Especulativa se fortaleceu, sendo considerada como a “Loja Mãe do Mundo”. Na reunião da Grande Loja de Londres em 29/09/1721, onde 16 Lojas estiveram representadas, o Irmão James Anderson foi encarregado de estudar as cópias das antigas Constituições Góticas que eram consideradas falhas com o objetivo de fundi-las numa Carta Magna mais concisa e clara. Deve ter trabalhado com incrível rapidez, a não ser que já tivesse feito estudos preliminares, pois, em 21/12/1721, apresentou o projeto manuscrito que foi entregue à 14 Irmãos competentes, e essa mesma comissão depois de resolvidas as emendas consideradas necessárias, aprovou a nova Constituição em 25/03/1722.
Em 17/01/1723, a Grande Loja da Inglaterra aprovou a Constituição já impressa e nomeou Anderson Grande 1º Vigilante.
A Constituição foi também editada e reproduzida por Benjamim Franklin em Filadélfia no ano de 1734, sendo o primeiro livro maçônico impresso na América.
Escolhemos a data 17/01 de 2019 para Fundação do Sistema James Anderson em homenagem a aprovação da Constituição criada por Anderson em 1723, comemorando assim o Crescimento e a Representatividade da Maçonaria Inglesa no Estado do Pará.
James Anderson foi duramente criticado pela publicação das Constituições, gerando assim, grande polêmica. O livro Constituições era dividido em três partes, contendo, uma parte histórica, uma disciplinar e o Regulamento Geral, com uma série de canções maçônicas.
Fez menção aos Landmarks, porém, sem enumerá-los. Importante ressaltar que, apesar da confusão e da polêmica acerca da Constituição de Anderson, é absolutamente evidente a sua preocupação em estabelecer uma posição política para a Maçonaria.
James Anderson afastou-se por dez anos e em 1735 solicitou autorização para imprimir uma edição aumentada das Constituições à Grande Loja da Inglaterra, a qual foi aprovada em 25/01/1738 em uma sessão com 56 Lojas representadas. Faleceu em 1739 e foi sepultado com honras Maçônicas. James Anderson nunca foi e nunca será esquecido.